PERITOS DA DIREÇÃO GERAL DE PERÍCIA RECEBEM REPRESENTANTE DO “FAMILY SEARCH”

A Direção Geral de Perícia – DGP, recebeu nesta terça-feira, o representante da organização “Family Search”.

O intuito da visita é a celebração de acordo de cooperação entre a referida organização e a Secretaria de Segurança Pública. A “ong” é vinculada à LDS (Igreja dos Mórmons), e a proposta é, de um lado, a digitalização de prontuários de identificação de cidadãos maranhenses, bem como declarações de óbitos e laudos periciais do IML, do outro, a disponibilização de dados genealógicos (nome, data de nascimento, filiação e data de óbito) para os pesquisadores de genealogia. Os termos do referido acordo estão em discussão. Após o parecer da Assessoria Jurídica da Secretaria de Segurança Pública serão feitos os ajustes necessários, e logo após a efetiva celebração, os trabalhos terão início.

Os custos do trabalho serão assumidos totalmente pela “Family Search” e uma cópia do resultado da digitalização ficará disponível para a Secretaria de Segurança Pública na base de informações controladas pelo IDENT e IML. O trabalho posterior de indexação será de responsabilidade dos respectivos institutos.

Com essa digitalização, evitaremos o manuseio dos arquivos físicos, a deterioração pelo tempo e manuseio desses arquivos físicos (em papel), as condições de risco quanto à saúde do funcionário que teria de manipular os documentos físicos, e ainda evita o longo tempo de resposta na busca pelo documento físico.