PERICIA OFICIAL, ATRAVÉS DO ILAF, PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO EM SÃO PAULO

Por  Gislen / Assessora da Perícia Geral

O Perito Criminal Aristóteles Santos Lima, do Instituto Laboratorial de Análises Forenses (ILAF), representou a Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão no curso “Análises Toxicológicas – Alcoolemia e Solventes Orgânicos”. O objetivo principal era estbelecer Padronização de Técnicas e Validação de Métodos. A capacitação ocorreu no Laboratório de Toxicologia Forense da  Polícia Técnico-Científica  de São Paulo/SP entre os dias 4 (segunda-feira) e 8 (sexta-feira) de outubro de 2021.

Promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em ação conjunta com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) e a Polícia Federal (PF), com apoio da Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo (SPTC/SP), a iniciativa faz parte do Projeto Minerva, para o fortalecimento das perícias criminais estaduais e contou com a participação de peritos oficiais de 12 estados da federação, dentre eles, o Maranhão.

O curso abordou fundamentos de toxicologia forense, para a realização de análises de dosagem de álcool (etanol), exame conhecido como alcoolemia,  e análises de voláteis em amostras de sangue, bem como fundamentos da utilização de Cromatografia Gasosa. O objetivo é a uniformização e padronização dessas análises toxicológicas nos estados. Essa padronização é mais uma ação continuada no aperfeiçoamento na qualidade dos órgãos de perícia oficial.

– A alcoolemia é o exame mais solicitado ao Serviço  de Toxicologia Forense do ILAF e já é rotineiramente realizado com excelência. O curso serviu para  apresentação de novas técnicas e padronização  para que todos os Estados trabalhem de forma mais uniforme, dando continuidade na qualidade dos trabalhos realizados, afirma o Perito Aristóteles.

Equipamentos do ILAF

A aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no curso é garantida, uma vez que o ILAF dispõe de equipamentos com as mesmas especificações utilizados na capacitação. São equipamentos modernos e de altíssima sensibilidade como o CG-EM/FID

Projeto Minerva

O Projeto Minerva é resultado de uma exitosa experiência piloto realizada em 2019, a qual testou, em caráter preliminar, uma iniciativa interinstitucional de aperfeiçoamento de peritos criminais oficiais estaduais. Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em uma ação conjunta entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Polícia Federal (PF).